domingo, maio 07, 2006

Silva Porto

. Guardando o Rebanho


. Colheita-Ceifeiras


António Carvalho de Silva Porto, 1850-1893


Natural do Porto, Silva Porto cursa a Academia Portuense de Belas-Artes, onde teve como mestres de pintura, Thadeo d'Almeida Furtado e João Correia. Pensionista do Estado em Paris e em Roma, é discípulo de Cabanel, Yvon e Beauverie. Influenciado pela Escola de Bárbizon, o pintor é responsável, tal como Marques de Oliveira, pela introdução em Portugal da Pintura de Ar Livre. Facto que leva à renovação da Pintura portuguesa do último quartel do século XIX.

De volta ao país, em 1879, é nomeado professor de Paisagem na Academia de Belas-Artes de Lisboa. À semelhança do que acontece no Porto (Centro Artístico Portuense, criado por Marques de Oliveira), Silva Porto forma o célebre Grupo do Leão: grupo de artistas e homens de letras, empenhados na divulgação e consolidação da nova estética do naturalismo; actividade que marcou toda a década de 80, com uma série de exposições. Deste grupo faziam parte pintores como Columbano, José Malhoa, António Ramalho e João Vaz, representados na colecção do Museu com um reduzido número de peças.

Silva Porto é um dos autores com maior representação no Museu, sendo possível percorrer todo o seu processo criativo, com excepção dos primeiros anos marcados pela passagem por paris. Dessa altura, o Museu possui Um campo de trigo - Seara.

in: Museu Nacional de Soares dos Reis

Sem comentários: