sexta-feira, julho 21, 2006

Portabilidade

O post anterior foi feito através de um computador que não é meu, e com o auxílio de uma flash pen. (Não, que fosse imprescindível o seu uso, para fazer o post).

Como é do conhecimento geral, podemos carregar na nossa pen uma versão portátil do Opera, (que tem uma nova versão, em relação à que eu tinha, no caso a opera9usben, portanto em inglês), que, depois de feito o download é só extrairmos os ficheiros para dentro duma pasta da pen. A partir de um executável estamos com o nosso browser a trabalhar, mesmo num computador sem o Opera instalado. Bem, se formos ao pormenor de transferir para este browser as definições que habitualmente usamos e que previamente fizemos as cópias, a nível de bookmarks, de newfeeds, de contactos, então podemos mesmo experimentar a sensação de estarmos a trabalhar no nosso computador, no nosso ambiente natural.

O Firefox e o Thunderbird também têm versõs portáteis para as flash pen.

Para além dos browsers, existem muitos outros programas que com versões especiais correm em pen's. A vantagem destas versões é precisamente podermos carregar no bolso, ou ao peito, os nossos programas com as nossas definições, para outro computador, sem termos de instalar os programas no dito computador. Portanto nada de novos ficheiros, entradas no registo, sobrecarregar os discos rígidos, de um computador que não nos pertence.

Com as férias aí, temos mais uma razão para preparar o nosso dispositivo portátil, pois nunca se sabe se, para onde se for não haverá uma hipótese de nos ligarmos ao nosso ambiente.(Isto, para quem não tem portátil, claro).

Apesar de ter isto há bastante tempo, nunca tinha tido necessidade de fazer uso, no entanto estou a gostar, e agora vou experimentar outro que estive a tirar à bocadinho, depois digo alguma coisa.
O programa é o Google Talk e cheira-me que também vai fazer sucesso...

PS. Já agora, só para dizer que este post foi feito da mesma maneira.

Sem comentários: