quarta-feira, agosto 23, 2006

O Cavalo Lusitano no National Geographic

Num dos alertas do google que subscrevo, fui direccinado para o National Geographic Magazine , a propósito de uma reportagem sobre o Cavalo Lusitano . Tanto quanto me lembro sempre admirei esta revista, pela grande qualidade das suas fotografias acima de qualquer outra coisa, por isso foi com grande espanto que vi uma fotografia de péssima qualidade na apresentação da reportagem. Vamos po partes: Não quero aqui discutir o lado mais profissional da fotografia; o enquadramento; a expressão; a espontaneidade; a luminosidade... tudo isso é muito bonito, mas por outro lado esta fotografia resultou num cavalo que parece tudo menos um Puro Sangue Lusitano. A mim faz-me lembrar as pilecas que os ciganos costumam passear pelas feiras de gado! Nuno Correia, o fotógrafo da reportagem, tinha tudo para sacar uma boa foto: um belo exemplar - ao que parece -, umas paredes de fundo feitas de laje e tijolo antigo e ainda alpendre e chão de pedra. Enfim, um enquadramento perfeito. Por isso se a(s) fotografia(s) tiver(em) o seu valor enquanto fotografia(s) - não discuto - o Puro Sangue Lusitano, que era o tema da reportagem, esse, ficou muito mal representado.

Pela minha parte e para ilustrar este post prefiro esta, de uma égua PSL e do mesmo fotógrafo

1 comentário:

Rui Martins disse...

bem... depois de que a Reuters publicou aquelas fotografias grosseiramente marteladas, já espero tudo nesta imprensa global... e lembro-me de ceta reportagem na National sobre o Evangelho de Judas... Muito, muito exagerado e muitíssimo "História espectáculo"...