domingo, julho 15, 2007

Contribuição para o meio ambiente

A propósito da campanha de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo, lembrei-me que tinha tirado há pouco tempo uma fotografia, também de uma campanha, em que utilizavam o mesmo método usado pela EDP: Duas lâmpadas, uma incandescente e outra de baixo consumo, ligadas a um "suposto" contador parecido àquele que temos em nossas casas, com o disco a girar mais rápido quando há maior consumo de energia. Em ambas as campanhas, a da televisão e a que eu vi, no caso numa loja AKI, o contador da lâmpada incandescente girava p'raí umas dez vezes mais rápido que o outro. Bom o caricato da situação, é que,no caso do AKI, a lâmpada incandescente estava fundida mas o disco continuava a girar a uma velocidade vertiginosa!
É ver para crer:


Bom, na verdade não dá para perceber que o disco está a girar, mas eu asseguro que está.

Logicamente que nem aquilo são contadores e muito menos tem algum tipo de precisão. São dois discos ligados a um dispositivo eléctrico, a girarem a diferentes velocidades para dar uma ideia das diferenças de consumo entre as lâmpadas. Por outro lado também é verdade que as lâmpadas de baixo consumo conseguem a mesma intensidade de luz que uma lâmpada incandescente, com um muito menor consumo de energia eléctrica. Não só estas mas também as fluorescentes normalmente utilizadas nas cozinhas.
Há é que ter cuidado neste tipo de promoções, não vão as pessoas dizer, ao ver aquilo, que se trata de publicidade enganosa.
A propósito a campanha de troca de lâmpadas (gratuita) por parte da EDP e Continente decorre até 15 de Agosto nos supermercados do grupo Sonae.

Sem comentários: